Alpha Assessment

Base de pesquisa sobre o relatório da avaliação Apha (Alpha Assessment report)

O relatório é baseado em uma pesquisa realizada pelos Coaches Executivos Kate Ludeman, PhD e Eddie Erlandson, MD, que juntos fizeram Coaching em mais de 1000 executivos. O relatório fornece informações gerais sobre padrões comportamentais baseados nas respostas da pesquisa, e não deve ser lido como uma rígida e rápida avaliação de seus pontos fortes e riscos. Embora você possa ter propensão em seguir determinados comportamentos, você também pode ​ter aprendido a redirecionar estas tendências nas interações de trabalho no seu dia-a-dia. Você deve, portanto, utilizar o relatório como um guia para ajudar você a identificar, compreender e modificar o seu conjunto de aptidões, tendências e áreas de risco.

Visão Geral

O relatório foi projetado para ajudá-lo a alavancar seus pontos fortes naturais, e a minimizar seus riscos. A autoconsciência e o domínio de seus desafios permitem-lhe alterar o modo de como impactam suas relações de trabalho e fazer escolhas que o apoiarão eficazmente em seus objetivos de carreira. O assessment Alfa fornece feedback para:

1. Os seus pontos fortes e riscos Alfa.
As características de liderança Alfa tem o potencial de se desenvolverem em potenciais forças, mas também pode criar riscos particulares. Assim, não existe uma pontuação Alfa ideal. Pelo contrário, existem algumas características alfa que são melhores quando alavancadas e algumas que são melhores quando minimizadas.

2. Elementos temáticos
Quando os fatores de análises foram aplicados aos dados de risco Alfa, destacaram-se três temas distintos: competitividade agressiva; impaciência nas relações interpessoais e dificuldade em controlar a raiva. Os alfas que causam a si próprios e aos outros problemas enxergam a todos como rivais, são impacientes e exigentes para com outros e tendem a perder a calma facilmente.

3. Seus pontos fortes e riscos para os quarto tipos Alfa: Comandante, Visionário, Estrategista e Executor
Identificamos quatro tipos diferentes de Alfa em nossa pesquisa:

  • Comandantes são líderes naturais que sabe levar as pessoas a fazer coisas.
  • Visionários enxergam o “todo” de forma holística e sonham o impossível.
  • Estrategistas distinguem-se em pensamentos abstratos, resolução de problemas e planejamento.
  • Executores são obstinados implementadores que mergulham em detalhes, e criam responsabilidade.

Cada um desses tipos está associado a um determinado agrupamento de forças a um determinado grupo de riscos. É importante notar que mesmo que você não receba uma pontuação elevada nas características alfa, em geral, você ainda pode receber alta pontuação nas características que dizem respeito a um ou mais dos tipos específicos. Na verdade, cada pessoa possui uma combinação única dos vários pontos fortes e os riscos inerentes a cada um dos tipos.

​Isto significa dizer que possuir um traço geral alfa intensifica e “impulsiona”, a expressão dos quatro tipos de liderança. Em um líder alfa saudável que está aberto à mudanças e desenvolvimento pessoal, alguns pontos fortes são ampliados, e alguns riscos são minimizados ou transformados. No entanto, em um alfa que tende a ser defensivo e menos aberto à mudança, as tendências têm um oposto impacto debilitante. As informações contidas no relatório foram projetadas para ajudá-lo a reconhecer as áreas nas quais você se sobressai, preencher as lacunas de sua liderança, identificar os tipos de pessoas que você deve ter como pares e determinar o tipo de pessoas que você deve contratar, em sua equipe como assessores diretos, a fim de equilibrar os seus próprios pontos fortes e riscos.

Além do relatório, uma ferramenta útil e que se aprofunda ainda mais nos pontos fortes e riscos Alfa é o último livro escrito por Kate e Eddie intitulado Alpha Male Syndrome – A síndrome do Macho Alfa (Harvard Business School Press, 2006). Este livro aborda detalhadamente os quatro tipos de alfa, como trabalhar melhor com os machos alfa e fornece insights sobre o complexo funcionamento da personalidade alfa. Para obter mais informações sobre o Alpha Male Syndrome visite www.alphamalesyndrome.com/ptbr.